Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Unijore aprova 5 novos sócios e almeja o Museu da Imprensa

 



 
Em reunião administrativa entre a diretoria e sócios no início da noite desta terça-feira (30) no plenarinho da Câmara Municipal de Maringá, a União dos Jornalistas e Escritores de Maringá (Unijore) encerrou oficialmente as atividades do 1º. Semestre. Na oportunidade foi feita uma retrospectiva do período com ênfase a sua principal atividade: o Concurso de Frases que homenageou os 68 anos de Maringá, evento realizado em maio com total apoio de O Diário.
 
 Embora se inicie um período de recesso neste mês de julho, alguns  projetos aprovados nesta reunião para o segundo semestre já começam a ser viabilizados estruturalmente de imediato, tais como:

-Oportunizar espaço e buscar apoio para a criação do “Museu da Imprensa e da Literatura”, com várias doações já confirmadas de alguns sócios e aberto para eventuais doações da população. (Autor: Jornalista Hilário Gomes)
-Instituir o Prêmio Unijore, que além de homenagear pessoas ligadas a literatura e o jornalismo, pretende valorizar pessoas físicas e jurídicas que contribuem para o progresso da cidade. (Autor: Poeta Jaime Vieira e Joel Cardoso)-Analisar através de uma comissão de sócios, o convite para que a Unijore ocupe espaço cultural em um empreendimento existente em Maringá.(Autora: escritora Railda Masson
-Estabelecer  parceria, já oficializada em Ata, com uma entidade filantrópica sediada em Maringá para promoções conjuntas.(Autor: professor e poeta Amaraes)-Viabilizar ação conjunta com outro segmento tradicional, para exposição de livros dos autores maringaenses.(Autora: Jornalista Nilva Cordioli).
-Buscar alternativas para promover Feira Livre de Livros e congêneres (Autor: Dramaturgo Tisley Barbosa).
 
NOVOS SÓCIOS- Ainda nesta reunião foram aprovados o ingresso de novos integrantes do quadro associativo, que após cumprirem as normas estatutárias de admissão,  tiveram suas fichas de filiação previamente preenchidas e assinadas, aprovadas pela assembleia. São eles por ordem de datas no preenchimento da filiação:

-Domingos Ábilas. Categoria: segmento Literatura
-Gilmar Ferreira. Categoria; segmento jornalismo (Segmento radiodifusão)
-José Bidóia. Categoria: literatura, segmento poético
-Solange Bochnia- categoria Artes visuais, segmento artística plástica
-Zia Stuhaug- Categoria- Sócia correspondente- segmento: Literatura (Noruega)

A solenidade de posses dos novos unijorianos deverá ser em agosto, quando a Unijore estará promovendo evento gastronômico para marcar o início das comemorações de seu 1º. aniversário de fundação. A Unijore começou a existir de fato e direito em outubro de 2014.

A diretoria está analisando ainda situações de pendências circunstanciais de filiações feitas, mas ainda não aprovadas por detalhes técnicos e estatutários e ainda de unijorianos que deverão entrar no sistema de reciclagem do quadro associativo. Como se sabe, a Unijore talvez seja a única entidade que estatutariamente isenta seus associados de mensalidades, mas exige um mínimo de interesse nos objetivos de sua existência. 

Nenhum comentário: